Para o bom desempenho de uma empresa, é preciso estar em dia com a manutenção de equipamentos e máquinas. Fazer uma checagem em todos os equipamentos, trocar peças já gastas e reparar danos causados pelo tempo de uso é de extrema importância, pois inspeções rotineiras podem identificar e resolver problemas antes de uma possível parada total do equipamento.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Manutenção preventiva é desempenhada por meio de intervenções feitas no dia a dia da empresa, visando reduzir a probabilidade de falhas que podem ocorrer e ameniza-las ou até mesmo evita-las.
É realizada em conformidade com um cronograma ou com índices de funcionamento da máquina, preparada e programada antes da data possível do surgimento de uma falha.
MANUTENÇÃO PREDITIVA
A manutenção preditiva é uma técnica de manutenção que avalia minuciosamente o real estado do equipamento e suas partes, fazendo acompanhamento periódico das maquinas com base na análise de dados coletados por meio de monitoramentos.
Estes dados informam o seu desgaste ou processo de degradação, determinando assim quando a manutenção deve ser realizada para minimizar os custos, e predizendo o tempo de vida útil dos componentes e as condições para que esse tempo seja mais bem aproveitado.