A engenharia clínica é uma área que deriva da engenharia biomédica focando na gestão de tecnologias de saúde, usando conhecimentos de engenharia e técnicas gerenciais com o objetivo de melhoria nas condições e cuidados aos pacientes.
Um Engenheiro Clínico é de extrema importância na área da saúde, pois sua função abrange muitas responsabilidades que envolvem todo o âmbito da tecnologia da saúde, desde a fase inicial de um projeto com as obras e já antes do início da operação de um centro de saúde, como um hospital.
É também responsável em auxiliar nos processos de informatização, na gestão e manutenção dos equipamentos hospitalares, incluindo o treinamento de outros profissionais da área, auxiliando na aquisição de novos equipamentos, estabelecendo medidas de segurança e de controle de qualidade no ambiente hospitalar.
Portanto é notório que a presença desse profissional é de extrema importância pela diversidade e complexidade de funções desempenhadas, e acima de tudo pela otimização que é proporcionada, trazendo melhorias na qualidade do atendimento aos pacientes e melhorando a produtividade tanto de médicos, quanto dos funcionários.